Introdução a Química Fisiológica
Bom dia pessoal!
Estamos estreando nosso primeiro post aqui no blog.
Esperamos que gostem e que ajude a esclarecer, e não esqueçam que podem mandar e-mail com duvidas quando quiserem (na aba "Ajuda").
_________________________
Ligação Química: Os átomos reagem entre si – cedendo, recebendo ou compartilhando elétrons – até suas camadas ficarem com configuração estável.
Há duas maneiras principais dos átomos se ligarem:
Ligação Covalente: Quando os átomos passam a “compartilhar” (Usar em sociedade) um ou mais pares de elétrons. Exemplo:
Ligação Iônica: Quando um átomo cede e outro recebe definitivamente um ou mais elétrons.
Cation: Íon que doa elétrons para um elemento mais eletronegativo (Fica com carga positiva)
Ânion: Íon com carga negativa, recebe elétrons de um elemento menos eletronegativo, consequentemente fica com a carga mais negativa.
Polaridade Molecular: Relacionada a distribuição de elétrons ao redor da molécula:
Distribuição Simétrica Apolar
Distribuição Assimétrica Polar
Forças Intermoleculares: São forças de atração que aparecem entre as moléculas. As principais forças intermoleculares são:
Forças dipolo-dipolo: Quando uma molécula é polar, sua molécula se comporta como um dipolo elétrico (Um lado negativo e um lado positivo), dessa forma o lado negativo de uma molécula atrai o lado positivo de outra molécula e assim por diante.
Forças de Van der Waals: São forças fracas que atraem entre si as moléculas apolares. Elas resultam da indução elétrica que as elestroferas dos átinis de uma molécula exercem sobre outra. É uma ligação fraca e por este motivo é difícil ocorrer reações entre duas substâncias apolares.
Pontes de Hidrogênio:
Moléculas Anfifílicas: Possuem uma região hidrofóbica (Insolúvel em meio aquoso) e uma região hidrofílica (Solúvel em meio aquoso)
* Os fosfolipídios presentes na membrana celular são um exemplo de molécula anfifílica.
Bibliografia
FELTRE.